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Empresas de pequeno e médio porte precisam de marketing?

A resposta pode parecer óbvia: SIM! E é essa mesmo. Mas será que empresas desse porte têm feito uso real do marketing para alavancar suas vendas? O fato de se divulgarem pontualmente, ou mesmo que regularmente, prova que ações de marketing estão sendo colocadas em prática?


Marketing = publicidade. Esse é o conceito da maioria das pessoas e isso não muda quando se trata de empresários de menor porte. A grande questão é que muitos outros fatores envolvem esse assunto e, por não terem muito conhecimento, empresários menores desconsideram ações tão importantes quanto a divulgação e que estão diretamente relacionadas ao marketing.

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” – Philip Kotler.

Em nenhum momento Kotler, considerado o maior especialista de todos os tempos, diz que marketing é a ciência e a arte de “divulgar” ou “propagar”. Marketing é muito mais que isso!

Para vender um produto (bens e serviços), primeiro é preciso saber como é o mercado (concorrentes diretos e indiretos), se o público irá aceitá-lo, se o local onde a empresa está/será estabelecida é o ideal, se o preço condiz… Isso tudo antes de começar. Fazer isso após o lançamento, além de mais desgastante, será mais caro e demorado.

Como é o atendimento? Uma empresa não pode depender só de funcionários simpáticos e atenciosos. É preciso um padrão, treinamento. Seus colaboradores ou mesmo o próprio empresário precisam entender como as pessoas que procuram seu produto devem ser atendidas.

Você conseguiu potenciais clientes. As pessoas/empresas estão te procurando. Como está sua apresentação? Sua marca condiz com seu negócio? Seu material de apoio de venda (flyers, apresentação comercial etc.) está de acordo? O conteúdo está alinhado com o objetivo? Lembre-se que não só o layout,  mas também a forma de abordagem é muito importante.

E se você está vendendo, como está seu processo de pós-venda? Aquela pessoa ou empresa que comprou com você está sendo estimulada de alguma forma a seguir sendo seu cliente? Você tem feito as famosas ações de relacionamento? Posso te assegurar que manter um cliente é mais fácil do que conseguir um novo.

No geral, o trabalho do marketing é alcançar o público certo, torná-lo cliente e mantê-lo assim. Os negócios precisam ser, acima de tudo, sustentáveis.

Note como falamos de vários pontos críticos que envolvem diretamente o marketing, mas sem ao menos citar publicidade ou propaganda. Isso não quer dizer que não seja importante. É, e muito! Mas não funciona sozinha.

Já parou para pensar quantas empresas fazem isso que falamos acima? Acredito que não, caso você não seja um profissional de marketing, mas com certeza já reparou falhas como as que citamos nas empresas que costuma comprar ou ainda na quantidade de lojas no seu bairro ou empresas de conhecidos que abrem e não duram muito tempo. De cada dez empresas no Brasil, seis fecham antes de completar 5 anos (Fonte: IBGE 2016). Ter uma empresa precisa de todo um trabalho e o marketing, definitivamente, não pode ficar de fora.

David Duarte

Profissional de Marketing, apaixonado por negócios e empreendedorismo. david@laloco.com.br.

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